sexta-feira, 18 de junho de 2010

Ensinar é aprender!

Neste mundo tão competitivo, às vezes as pessoas detém o conhecimento, mas não o passa adiante por medo de ser superado pelo seu aprendiz.
Ensinar alguém é mais do que falar textos prontos e conceitos teóricos. A tarefa de transmitir conhecimento vai além... para ensinar é necessário usar uma linguagem adequada a quem está recebendo as informações; é necessário se colocar no lugar do outro; é preciso humildade, pois neste processo você pode aprender muito também! Para isso, basta estar aberto para receber um novo aprendizado.
Para que o conhecimento seja compartilhado é necessário, antes de tudo, querer transmiti-lo e este é o segredo dos grandes líderes.
O líder nato é aquele que ensina sem ser percebido, que lidera sem ser temido, que identifica e explora caminhos extraindo a melhor performance do seu liderado. Para isso é preciso aprender, conhecer as pessoas que estão à sua volta, e assim o verdadeiro líder extrai também grandes aprendizados: o segredo é a troca.
Esta lição não vale somente nas grandes corporações, mas serve também para a vida. Você pode educar alguém com um simples gesto, jogando lixo no lixo, sendo solidário, agindo como espera que os outros ajam. Você pode não perceber, mas tem sempre alguém notando aquele seu gesto e aprendendo com ele.
Exercite o aprendizado, viva a educação, transpire o seu conhecimento, pois a educação é a única esperança de uma sociedade. Seja um exemplo vivo da esperança!

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
(Nelson Mandela)


Nenhum comentário:

Postar um comentário