terça-feira, 7 de abril de 2009

O que são as 8 saúdes?

"Um caminho para a felicidade.
É assim que defino o cuidado com as 8 saúdes: física, familiar, intelectual, espiritual, financeira, profissional, social e emocional.
Desde criança, aprendemos que ao adoecer devemos procurar um médico e assim acreditamos que somente o corpo é quem fica debilitado.

Com o tempo, percebemos que existem outros aspectos que precisam de cuidados especiais e que são importantes para o equilíbrio da vida como um todo.

Ao dedicar minha carreira profissional à observação do comportamento humano, percebo que muitas pessoas estão doentes em algum aspecto e precisam de cura.

Precisamos aprender cuidar da saúde e não da doença, porque saúde é o mais alto estado do vigor físico e mental, estado de equilíbrio social, conforme a organização mundial da saúde.

Mesmo assim, não se culpe caso alguma das suas saúdes não estiver 100% em funcionamento. Entenda que é preciso respeitar a hierarquia das necessidades, pois o homem é motivado de acordo com o que necessita naquele momento, por este motivo o que entusiasma uma pessoa, pode não funcionar da mesma maneira para outra.

A teoria das necessidades humanas desenvolvida por Abraham Maslow explica que o homem precisa ter atendido as necessidades do corpo, ou fatores fisiológicos, em seguida as necessidades de segurança, logo após as sociais, que envolve nosso convívio, para depois pensar em status e auto-realização.

Em todos os momentos da vida podemos contemplar cada saúde, respeitando as necessidades que precisam ser atendidas.

Às vezes é difícil manter controle o tempo todo sobre tudo. Faça o que estiver à seu alcance. Lembre-se : você está aqui no mundo para aprender, então, tenha paciência e seja seu melhor amigo.
Viver por si só, já é uma grande missão, um grande milagre.

Acredito que todos nós, seres humanos, estamos carentes de cura em alguma parte da vida para que possamos verdadeiramente desfrutar de tudo que somos merecedores. Isso inclui ter dinheiro e ser próspero, gozar de saúde física, ter harmonia nos relacionamentos, estar em paz consigo e acreditar que existe uma força poderosa que está ao nosso lado, nos protegendo sempre.

Existe uma infinidade de coisas que podemos aprender sobre nossas saúdes e como nos cuidar melhor para atrair felicidade.

Quanto mais você se cuida, mais o Deus que existe em VOCÊ se manifesta.
Nessa seção do Portal SABER VIVER, você encontrará sugestões, textos, idéias, testes, dicas de livros, opiniões, fóruns para cada tipo de saúde.

Muitos textos foram extraídos de revistas, livros, jornais, ou indicados pelos usuários do site, possibilitando que opiniões diversas sejam conhecidas e compartilhadas em nome de contribuir com um planeta habitado por pessoas mais felizes e responsáveis pelo seu maior tesouro:
A vida.

Escolha ser saudável."

Texto do site: www.geninhogoes.com.br

Ele tem um BLOG tb, bem bacan: http://www.blog.geninhogoes.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário