terça-feira, 21 de outubro de 2008

Vivendo e aprendendo...

A melhor forma de aprender sobre mudanças é vivendo mudanças. Como eu poderia falar sobre mudanças, sem ter tido várias experiências? Não me dariam o menor crédito, não é mesmo?

Nos próximos dias, dedicarei este espaço para compartilhar alguns atos de coragem relacionados a mudanças em minha vida, tanto pessoal como profissional. Começarei pela vida pessoal, falando das minhas mudanças de estado civil.

Pensando a este respeito descobri que já estou em meu 5º estado civil diferente - passei por solteira, casada, separada judicialmente, divorciada, união estável. Ufa!

Cada mudança de estado civil encarei como um ato de coragem! Para me casar aos 18, após 4 anos de namoro, com o primeiro namorado foi preciso coragem - esta foi encontrada com facilidade quando era praticamente uma adolescente. Separar-me aos 25 anos, desempregada e com uma filha de 3 anos para criar, foi preciso MUITA coragem. O divórcio aos 26 encarei como uma promoção! Decidir viver e construir nova família com outra pessoa após 10 anos de divórcio, nova demonstração de coragem.

Se eu contar então, que conheci o Perci pela internet e que começamos a morar juntos após 3 meses que nos conhecemos, aí então foi o auge da coragem que pude demonstrar no quesito "mudança de estado civil". Falando assim parece que foi fácil, um ato impulsivo e inconsequente, mas realmente não foi. Não posso dizer que foi um ato pensado, mas foi um ato vivido. Você deve estar se perguntando, como assim? Pense um pouco sobre isso e prometo voltar a este assunto em breve, ok?

Conhecemos o estado no qual nos encontramos no presente, mas sentimos insegurança sobre o estado desconhecido, sobre o que será do nosso futuro...temos medo do que pode estar por vir...E o estranho é que medo está associado a alguma coisa ruim, o que nos faz evitar ou resistir as mudanças. Quantas vezes você demorou para decidir sobre alguma coisa, e depois de ter decidido e mudado concluiu: deveria ter feito esta mudança antes?

Eu já tive esta sensação muitas vezes, mas com o aprendizado que obtive de uma situação para outra, acredito que encurtei a demora para tomar coragem para uma mudança, apostando que valia a pena correr o risco.

Em todas os estados civis que vivi, pude perceber o lado positivo e negativo de cada um deles. Dois lados existem em várias outras situações de nossas vidas - até me arriscaria dizer que em quase todas, não acha?

Resta saber qual dos lados optamos por nos dedicar, por dar mais atenção e por decidir viver. A escolha é de cada um de nós! Você já fez a sua?

Nenhum comentário:

Postar um comentário