segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Por que delegar o cuidado com o seu dinheiro?

Mulheres, por que delegar a responsabilidade de cuidar dos seus investimentos para maridos, companheiros ou gerentes do banco?

Esta foi uma das principais questões que eu quis investigar na pesquisa que realizei para escrever o livro Valor Feminino.

O 1o. passo importante para investir é ter o dinheiro disponível, porém só isto não basta. É preciso também estudar e saber qual a melhor opção de investimento para cada uma de suas metas. As mulheres, muitas vezes, sentem-se inseguras em assumir a tomada de decisão sobre seus investimentos, pois não foram educadas e nem estimuladas para isso.

Vamos combinar que é bem mais confortável simplesmente passar a responsabilidade para o marido, companheiro ou gerente do banco fazer isso, afinal eles sabem mais do que nós, certo? ERRADO! Quem sabe mais é quem estuda mais e quem tem mais informações a respeito.

Pergunto: quem tem mais interesse em que seus investimentos sejam bem sucedidos: o seu gerente do banco ou você? Claro que você! Vale a pena lembrar também que o gerente do banco trabalha para uma instituição financeira que define metas mensais de vendas para os gerentes, ou seja, o gerente deve focar no produto x ou y, de acordo com o que interessa para o banco naquele mês. Você já pensou nisso? Sendo assim, por mais que o gerente possa ser mais uma das fontes de informação, não deve ser a única fonte e muito menos o tomador de decisão!

Quando delegamos algo para alguém, transmitimos junto com a tarefa delegada, a responsabilidade. Desta forma, se der certo ou errado, a culpa é do outro e não nossa. Pode parecer confortável num primeiro momento, porém a consequência, positiva ou negativa, será nossa, a gente querendo ou não. Se o investimento der bons frutos, bom para nós; se o investimento for ruim e não render o quanto poderia, ruim para nós.

Por isso, cuide pessoalmente do que é seu!

Artigo no Portal: http://www.plenamulher.com.br/colunas.asp?ID_COLUNISTA=61&ID_COLUNA=324

Nenhum comentário:

Postar um comentário