segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Independência Financeira

A interpretação equivocada de alguns conceitos financeiros é um dos motivos que podem levar mulheres a terem dificuldades na hora de lidar e multiplicar o dinheiro. Ao menos esta é a conclusão de Andréa Villas Boas, autora do livro “Valor Feminino – Desperte a riqueza que há em você”, que será lançado hoje na Livraria Cultura do Shopping Market Place, em São Paulo.
A prosperidade feminina é o tema central da obra de estreia da psicóloga e empreendedora, que explora aspectos educacionais, religiosos e culturais para relatar a relação feminina com o dinheiro. A autora é amparada por ampla pesquisa e dados oficiais sobre a condição econômica das brasileiras.
E foram justamente estes dados, alguns até assustadores para Andrea, que a levaram a escrever o livro. Ela comenta que sete entre dez brasileiras enfrentarão a pobreza em algum momento da vida, que no primeiro ano após o divórcio, o padrão de vida feminino cai 73% e que 90% das mulheres são as únicas responsáveis pelas próprias finanças em algum momento da vida, apesar de não traçarem planos para isso.
Na mesma função que homens, as mulheres recebem salários em média 27% menores. Ao focar somente em aposentadoria, a autora diz que 67% dos idosos que vivem sozinhos são mulheres. Três em cada quatro idosos pobres são do sexo feminino. Por ganharem menos, por se afastarem do trabalho por algum tempo após a maternidade e por na maturidade cuidarem de pais idosos, as aposentadorias femininas também são inferiores.
A autora propõe na publicação mudanças de comportamento entre mulheres que podem levar à prosperidade. A maior dificuldade feminina para multiplicar recursos pode ser explicada, na maior parte dos casos, pela educação diferenciada entre homens e mulheres.
Os homens são incentivados a investir desde a infância, enquanto mulheres são ensinadas que investir e ganhar dinheiro são moralmente inadequados. Outra situação complicada ressaltada por Andrea também é relacionada à criação das mulheres, que são incentivadas a primeiro cuidarem dos outros para depois pensarem nelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário